quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Canhoto vive 9 anos a menos diz pesquisa

Ser canhoto tem efeitos colaterais. O uso preferencial da mão esquerda diminui a expectativa de vida em nove anos. Trata-se de uma das mais respeitadas revistas de medicina dos EUA.
   

Foram estudados 987 casos. Na média os destros vivem 75 anos. Os canhotos, apenas 66, mas não são apresentadas razões conclusivas para os canhotos viverem menos do que os destros.
       Os pesquisadores apontam o maior risco de sofrer acidentes por parte dos canhotos. Nos 987 casos estudados, 7,9% dos canhotos morreram em acidentes. Para os destros, esse índice foi de apenas 1,5%. 
    Para efeitos de pesquisa, consideram destros apenas aqueles que utilizavam exclusivamente a mão direita. Aqueles que escreviam com a direita mas, por exemplo, utilizavam a esquerda para arremessar uma bola ao jogar beisebol foram considerados canhotos, os canhotos também parecem mais sujeitos a doenças neurológicas. Logo, podem morrer mais cedo.
      É difícil especificar, no entanto, que tipo de distúrbio essas pessoas poderão desenvolver. Isso depende da história de vida de cada um. Uma coisa, porém, é certa, quem é totalmente canhoto nunca vai ser destro
     Não adianta forçaa a mao pra naun morre mais cedoo....usuhaushauhsuha
  Poor hj éh isso gente, Vaalew. Atée a proxima
By: Hully

Um comentário: